06 maio 2009

Crise e estresse


A crise está aí, há já algum tempo, só que agora, ainda tem a tal da gripe suína – quem pode ! Com isso e mais a redução do nível de negócios, enquanto aumentam – e não proporcionalmente -,os compromissos a saldar, os problemas crescem e se acumulam, e o Consultor ainda tem que dar “um jeito” na problemática do cliente.

Uma das conseqüências desse cenário – uma das piores -, é o estresse... Que se desenvolve sorrateiramente, de mansinho, provocando estragos só observados após já se ter instalado. E um dos resultados possíveis– desculpem-me o alarmismo e franqueza –, pode ser, como afirmam alguns epidemiologistas, além das úlceras, uma gravíssima cardiopatia.

Que fazer? Ora, pois se não podemos mudar totalmente nossa realidade externa, nosso cenário, talvez se possa, isso sim, comandar nossas respostas “internas” , administrar os seus resultados negativos, tanto mentais e emocionais quanto somáticos, controlando, dentro do possível , o natural e previsível estresse , com diminuição e até supressão dos efeitos.

Para isso, temos duas palavras mágicas – relaxamento e meditação- e não estamos falando de religião nem de auto-ajuda, mas sim da utilização de técnicas , até bem conhecidas e testadas.

Que vêm se demonstrando, aliás, excelente alternativa, ao alcance dos executivos e empresários em geral, para se conviver com as crises que, por paradoxal que pareça, podem também resultar em comportamentos e atitudes mais saudáveis que os atualmente praticados.
Quer saber mais? Comente e sugira.
Paulo Jacobsen