17 janeiro 2011

A Bomba!

O Prof. Ruy Santos Figueiredo entrou na sala para sua primeira aula de Comunicação. Carregava uma malinha preta, nem deu bom-dia e silenciosamente começou, até de costas para os alunos , a arrumar sua mesa. Alguns alunos da primeira fila olharam-no, sem maior interesse.

Aí tirou ele do malote, ainda sem nada dizer, uma lata visivelmente enferrujada- essas de óleo de automóvel- e ajeitou-a, cuidadosamente.

Com isso, alguns alunos da primeira e segunda fila largaram suas apostilas e passaram a observá-lo, com atenção. Maior ainda quando ele tirou de um embrulhinho cinza uma vistosa vela- dessas natalinas- acendendo-a com seu isqueiro e espalhando um aroma doce e perfumado, para espanto dos alunos, agora também da terceira e quarta fila.

Daí, continuou nosso Ruy- ainda sem nada dizer- com todo o cuidado tirando da valise um pacotinho de cor cinza, que pareceu a todos uma espécie de joia, tal o cuidado com sua manipulação.

Foi então, que ele pegou do pacotinho e aproximando-o da vela, acendeu algo que encheu a sala de um cheiro acre de queimado, conquistando com isso o interesse e a curiosidade da última fila, espiando agora todos aquele foguinho cheio de estrelinhas.

Ruy continuava calado e mais calado ficou após botar o pacotinho, cada vez mais fumegante, debaixo da lata que, de repente e com grande estrondo, voou até o teto, por força da bombinha que tinha sido colocada por debaixo.

Aí, o professor, ainda silencioso, arrumou suas coisas dentro da valise e ao sair calmamente pela porta, falou e pela primeira vez aos alunos, agora em pé e no maior tumulto:“ Bem, essa foi nossa primeira aula. A segunda, de Comunicação, continua amanhã...” E foi-se- grande Ruy!

Consultor e Prof. Paulo Jacobsen

(de “Comunicação e Marketing da Consultoria”, do Curso de Desenvolvimento de Consultores)www.jacobseneromano.com