14 maio 2009

Executivo capacitado em saber. Para que?


Hoje o mundo do executivo não é nada cômodo, a concorrência- externa e interna- não dá trégua, seu salário, benefícios e participação nos resultados atraem cada vez mais contingentes de executivos tão preparados quanto desejosos também dos benefícios do cargo e ansiosos pelo topo do organograma da empresa.

Não há mais como no passado uma legião de secretárias e assistentes, salários dos funcionários regidos por dissídios, culpar o CIP pelo mau desempenho e mercado “cartelizado oficialmente”.

Os executivos com longa e rica experiência nas corporações – de acertos e erros -, carregam uma bagagem de conhecimentos, teoria e prática, padrões e exceções gerenciais, idéias e projetos, que são opções a serem aplicadas no dia-a-dia e continuam a ser desperdiçados, por conta de um padrão (e porque não dizer, ignorância) do passado: a idade, cada dia mais cedo, na jovialidade dos seus quarenta / cinqüenta anos, maduros, experientes e capacitados em saber ainda mais.

Muitos deles migram para a consultoria - atividade essa que se expande com a demanda constante de novos setores -, assim investindo com antecedência, na conversão planejada, do mundo corporativo, do emprego e da carteira assinada, para o aconselhamento e consultoria que o aceitará pelos seus conhecimentos e experiência e não olhará com preconceito para sua idade.

Deste modo, começam a planejar a conversão, acreditam e iniciam o convencimento da família de que não haverá mais salário fixo, nem tudo será na mesma sequência, não colocam a culpa no mercado, pois sabem que agora as mudanças serão sempre bruscas, constantes e implacáveis com os que não têm as rédeas da carreira nas próprias mãos e que viverão além dos 80 anos.

O mercado de consultoria está de olho nesses profissionais, mas será que basta a experiência? Ou a preparação, dada por quem está há muito tempo na Consultoria, abriria oportunidades para esses executivos (desligados ou prestes a ser), mostrando o mercado, quem são os clientes tradicionais e os novos, as formas de atuação dos consultores, o marketing, a venda de serviços, o planejamento e a gestão da Consultoria.

Sem dúvida toda sua experiência e competência é o mais importante, mas também se faz necessário conhecer os caminhos a trilhar para adentrar no mercado.

Desperte o espírito empreendedor que há em você, liberte-se do comodismo, abra os olhos para consultoria, mercado promissor que o acolherá de braços abertos e saberá valorizar a experiência e conhecimento, adquiridos em tantos anos de estudo e trabalho.

Luiz Affonso Romano, presidente do IBCO e coordenador do Curso Capacitação em Consultoria.

O IBCO Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização programou turmas do curso Capacitação em Consultoria para os que estão à procura de redirecionamento de vida e carreira / trabalho e reciclagem em Consultoria, em Porto Alegre, Salvador, Rio e São Paulo. Veja em www.ibco.org.br