29 junho 2009

O dia do Consultor





Brasil, 26 de junho de 2009

Caros colegas Consultores, estamos de parabéns! Hoje se comemora, internacionalmente, por sugestão do ICMCI, o dia do Consultor.

O IBCO, membro e representante do ICMCI na América Latina, acolhe a iniciativa e celebra a data com a comunidade de consultores do Brasil e afiliados dos países da região.

Como bem sabem os colegas, o Consultor tem árdua tarefa. Inicialmente procura ele identificar e definir qual o problema do Cliente - que, aliás, nem sempre sabe bem qual seja ele.
Ultrapassada esta etapa, prossegue, o Consultor, examinando possíveis causas do "status-quo", gerando opções de solução para o problema e indicando qual a mais recomendável. E, mais ainda, em alguns casos, ainda resta a tarefa crítica de ajudar a implantar as soluções propostas. Enfim, o profissional lida com a Mudança - uma das tarefas mais difíceis e instigantes das organizações, públicas e privadas.

É fácil reconhecer quão difícil pode ser este trabalho, cheio de percalços, dúvidas, incertezas e riscos, haja vista que o Cliente espera, quase sempre, uma solução "mágica", quase um "truque " que venha a resolver problemas que levaram anos a se instalar.

É nesse cenário que o nosso IBCO vem se desenvolvendo, nestes 40 anos, apoiando os Consultores na caminhada, com informações, pesquisas, cursos, recomendações, padrões éticos, opiniões e reconhecimento do mercado, para melhor qualidade em nossas intervenções, tornando-as mais bem adaptadas ao ambiente, eficazes e atendendo cada vez melhor às expectativas do contratante.

Nesse Brasil, que exibe essa pletora de recursos em potencial e que continua crescendo apesar das crises- nativas e importadas, nós Consultores contribuímos de maneira oportuna e importante para uma pátria mais desenvolvida, mais justa e certamente mais feliz. Parabéns novamente.

Atenciosamente,
Luiz Affonso Romano, CMC
Presidente do IBCO