21 setembro 2009

Como aproveitar a maturidade no trabalho

Quando chega a aposentadoria, será que é hora de parar de trabalhar? Para muitos brasileiros a resposta tem sido não. É cada vez maior o número de profissionais que continuam em plena atividade após os 60 anos. Nos Estados Unidos, esse número já ultrapassa dois milhões de pessoas.
A maturidade pode ser uma nova forma de se encarar o trabalho, defende o consultor Luiz Affonso Romano, presidente do Instituto Brasileiro de Consultores de Organização. Nessa etapa da vida, quando o profissional já construiu uma carreira bem sucedida, o trabalho pode deixar de ser um fardo para se tornar um prazer.
- É a oportunidade para realizar alguma coisa que não fizemos, algo que nos dê satisfação - diz o consultor.
Os médicos advertem sobre a importância de se manter ativo, não apenas o físico, mas também o mental. Aproveitar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e compartilhar essa experiência pode ser um caminho para continuar em atividade. Por isso, muitos profissionais nessa idade se tornam consultores.
Romano ministra palestras e dá aconselhamento a muitos profissionais que buscam o que fazer quando chega a aposentadoria. O desafio é mostrar que é possível continuar trabalhando, mesmo sem sair de casa.
- Hoje em dia, com um laptop e um celular, você já tem um escritório. O importante é ter uma certa disciplina e criar um novo hábito. Um dos meus clientes, quando começou a trabalhar de casa, colocava terno e gravata para se sentir trabalhando - conta Romano.
Para quem quer experimentar é importante tomar alguns cuidados:
- Procurar um local na casa onde você possa ficar isolado, sem que ninguém o incomode;
- Ao falar no telefone, evitar que os clientes ouçam ruídos como crianças, cachorro e outros barulhos típicos da vida doméstica;
- Procurar respeitar uma rotina de horários;
- Criar metas buscando sempre a automotivação.
LINK DA NOTÍCIA http://www.sidneyrezende.com/noticia/56220