17 junho 2009

Recolocação ou Capacitação: Qual é o seu Caminho?



Tempos novos exigem novos comportamentos, vez que com a crise (admitimos com atraso, só após o Carnaval), o nosso instinto de segurança é aguçado e criativamente implementado. Alguns reagem como os animais quando acuados e poucos são previdentes, como Prometeu, e iniciaram a conversão planejada.

Com efeito, por exemplo, o acelerado enxugamento nas empresas, iniciado com os processos de redimensionamento de atividades, a automação, as fusões, as incorporações..., e, a partir de 2008, exacerbado pela crise internacional, empurrou executivos de larga experiência e capacidade para a transição voluntária de carreira e outros para o descarte. Estes se percebem perdidos sem o mapa do mundo corporativo. Na metamorfose, por não mais pertencerem a esse mundo, acham-se marginalizados.

Argumentam eles de que adianta maturidade, habilidade e competência testada se o mercado não os recoloca nas corporações, nem os credencia de imediato para uma carreira solo. Quem os acolherá e irá usufruir de toda essa experiência que o mercado corporativo, muitas vezes, prefere desperdiçar.

Na Consultoria, seja vinculada à empresa ou como atividade autônoma, as oportunidades surgem, tradicionais e novos setores demandam serviços de consultoria e treinamento conduzido por pessoas experientes, com vivência e com a competência de só quem já passou por situações (erros e acertos gerenciais) saberia o momento de intervir, melhorando os processos, treinando pessoas, reconduzindo empresas aos “eixos”.

O que falta a eles? Autogestão, empreendedorismo, competência em Consultoria, reconhecimento do contratante, networking...
Mas antes é importante que decifrem o dilema: espalhar currículos, aguardar apático a recolocação ou se capacitar para trilhar o caminho da Consultoria, só ou associados.

Planejamento e Gestão da Consultoria podemos mostrar, mas Experiência e Competência profissional é com você!

Luiz Affonso Romano,CMC, Presidente do IBCO e professor dos Cursos de Capacitação para Consultores.